RECICLAGEM – (s.f.) Ato ou efeito de se recuperar a parte útil dos dejetos e de reintroduzi-la no ciclo de produção de que eles provêm: reciclagem do papel.
Ato ou efeito de se reprocessar uma substância, quando sua transformação está incompleta ou quando é necessário aprimorar suas propriedades ou melhorar o rendimento da operação como um todo. (dicio.com.br)
O Dia Internacional da Reciclagem foi instituído pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura), a ser comemorado no dia 17 de maio. É uma data de reflexão sobre as questões ambientais e sobre o consumismo.
Todo o processo de geração, coleta, processamento e armazenamento do lixo resultam em problemas sociais, ambientais e econômicos. Como quase todas as atividades humanas geram resíduos, em quase todos os lugares há a possibilidade do lixo causar problemas. Para que isso seja sanado, é preciso que lembremos da necessidade de aderirmos as atitudes relacionadas aos conceitos pautados pela Agenda 21 (ECO-92) Reduzir, Reutilizar e praticar, dentro da Reciclagem, a coleta seletiva, que nada mais é que a separação dos materiais que podem voltar para o ciclo produtivo e evitar a retirada de mais recursos naturais.
A Recicloteca comemora e faz ações desde 2013, juntamente com o Programa Ambev Recicla sobre o Dia Internacional da Reciclagem.
O Objetivo, como em todas as ações da Recicloteca, é de conscientizar e sanar as dúvidas da população sobre os temas de coleta seletiva e reciclagem, neste dia, através de 3 atividades:
- A Exposição de materiais dos 3R’s “erres” (Reduzir, Reutilizar e Reciclar)
- A exibição e debate de curtas ambientais
- E oficinas e dinâmicas ambientais.
Durante todo o ano a Recicloteca-Centro de Informações Sobre Reciclagem e Meio Ambiente atende gratuitamente ao público por telefone e internet, esclarecendo a Reciclagem para o dia-a-dia do cidadão.