CISAN DESTACA GESTÃO DE RESÍDUOS DURANTE FÓRUM NACIONAL EM VILHENA

A cidade de Vilhena foi palco para dois dias de discussões sobre o saneamento básico dos municípios, durante o 1º Fórum de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana de Rondônia. O evento ocorreu nos dias 24 e 25 de fevereiro e contou com prefeitos, gestores de consórcios intermunicipais, secretários municipais e iniciativa privada. A agenda foi organizada pela Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente – ANNAMA Seção Rondônia, em parceria com organismos públicos e não governamentais.

O Consórcio Intermunicipal CISAN Central-RO protagonizou importante cooperação no encontro, apresentando as soluções já implementadas em gestão associada para destinação final de resíduos sólidos de 15 cidades em aterro sanitário totalmente público, entre outras orientações técnicas aplicadas pelos gestores locais em governança, atendendo às diretrizes gerais e pontuais do saneamento e contemplando as exigências ambientais. O diretor técnico da entidade, engenheiro ambiental Walleson Jordão, palestrou representando o presidente e prefeito de Rio Crespo, Evandro Epifanio e o superintendente, Willian Luiz.

Ao ministrar, Walleson destacou o consórcio como ferramenta eficaz que apresenta economia e viabilidades técnica e operacional a custos inferiores e mais acessíveis aos munícios, sejam de pequeno ou de grande porte. O diretor detalhou as experiências adquiridas pela equipe do CISAN desde o início das operações, como os atendimentos e dimensionamento da infraestruturas de cada município consorciado, direcionando todos em uma estrutura pública de encerramento dos lixões e confecção dos planos municipais de saneamento.

No fórum coube ao CISAN abordar as conquistas e os objetivos traçados avançar com as políticas públicas instituídas para a gestão dos resíduos sólidos pelos municípios, conforme o Novo Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026/2020). Nessa questão, o engenheiro Walleson frisou que os gestores consorciados estão conscientizados e otimistas para cumprirem a nova missão do consórcio, que é o acionamento da coleta seletiva dos resíduos. Ele lembrou que, em novembro de 2021, os prefeitos assinaram um pacto pela coleta, tendo o CISAN como ferramenta indispensável para essa implementação.

“A impressão que tive foi a de um evento grandioso, valorizado e de resultados práticos, pois reuniu atores relevantes para esse contexto tão complexo, que é o saneamento. Nesse fórum, pudemos discutir ações importantes e os participantes aproveitarem bem o ambiente tirando suas dúvidas. Também vimos as experiências de consórcios de outros estados, além de secretários de várias partes do País. Tivemos a melhor experiência, pois o CISAN pôde mostrar seus exemplos e soluções aos presentes, sendo de extrema importância para que outros municípios também possam assim implementar.

Organização – ANAMMA

Assessora parlamentar e Diretora de Relações Institucionais da ANAMMA, Adirleide Dias também avalia como positiva a agenda executada pelo Fórum em Vilhena. “Tivemos uma grande adesão dos técnicos, secretários e prefeitos, isso demonstra a preocupação em resolver um dos maiores gargalos da atualidade. O evento superou as expectativas, o que gerou agendas futuras importantes para a continuidade do processo em Rondônia, fazendo com sejamos referência para outros estados da Amazônia”.

Falando em nome da entidade em nível nacional, Adirleide agradeceu as entidades parceiras pela cooperação, como a AROM, SEBRAE, FUNASA, AGERO, consórcios de municípios CIMCERO e CISAN, MFM, Ministério do Meio Ambiente, Centro de Tecnologia Mineral – CETEM e o Fórum nacional de Secretários de Limpeza Urbana e ao gabinete do deputado estadual Ribamar Araújo, que foi disponibilizado para articular e organizar o evento.

Assessoria/CISAN Central-RO