Municípios mobilizam comunidades para evitar queimadas urbanas

0
334

 

Municípios consorciados ao CISAN Central-RO realizam ação específica com forte mobilização social para evitar as queimadas urbanas. A exemplo de Nova União/RO e Buritis/RO, planos com metas bem detalhadas passam a ser executados neste mês de agosto, tendo em vista o agravamento dos pacientes de COVID 19, ao serem atingidos pela fumaça toxica das cidades.

Em Nova União, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente elaborou um Plano Tático com dez ações de mobilização social para conscientizar a comunidade sobre os males das queimadas urbanas. O projeto, segundo o secretário Nilton, responsável pela pasta, foi submetido ao Ministério Público como medida principal no combate a essa prática.

Já em Buritis, a mobilização iniciou com integração da secretaria municipal de saúde à de meio ambiente. Conforme o secretário Alex, os meios de comunicação de massa locais foram o primeiro alvo estratégico. Mas, o município conta com a tecnologia para trazer mais eficiência, disponibilizando o aplicativo “Guardiões da Amazônia”, por onde os munícipes podem realizar denúncias de ocorrências de queimadas.

 

 

Tanto o Plano elaborado por Nova União, quanto o aplicativo utilizado por Buritis estão sendo repassados pelo CISAN aos seus consorciados como sugestão de atuação nesse período. O consórcio também elaborou e disponibilizou nota técnica sobre o tem.

 Assessoria/CISAN Central – RO