Em cumprimento ao cronograma de vistas técnicas e institucionais do consórcio CISAN aos 14 municípios consorciados, o presidente e prefeito de Rio Crespo, Evandro Epifânio (Lezão), apresentou a estrutura, funcionalidades e atividades dispostas pela entidade aos gestores de Campo Novo de Rondônia. O encontro ocorreu durante a manhã desta terça-feira (09/02) e contou com a presenta do prefeito Alexandre do Fortaleza, do presidente da Câmara, vereador Claudecir Alexandres e de secretários e técnicos daquele município.
Em sua fala, o presidente Lezão elencou as vantagens do consorciamento, apontando avanços que os prefeitos já obtiveram, essencialmente no atendimento às diretrizes da política nacional do saneamento básico. O dirigente destacou a lisura da gestão do consórcio, bem como a economicidade gerada nas atuais operações do aterro sanitário, do transporte de resíduos e demais contratações e execuções de obras.
O superintendente do CISAN, Willian Luiz Pereira, detalhou ao novo prefeito de Campo Novo e sua equipe governativa ponto a ponto das conquistas alcançadas pelo consórcio, como a regularização ambiental do aterro sanitário e anunciou os projetos em curso neste exercício administrativo como o serviço de inspeção sanitária dos produtos de origem animal, para circulação comercial entre os municípios consorciados. O gestor respondeu a perguntas e prestou orientações pontuais sobre a gestão dos resíduos de Campo Novo.
Já o engenheiro Walleson Higor, responsável técnico pela operação do aterro sanitário do CISAN, detalhou as vantagens e necessidade da implementação da coleta seletiva dos resíduos pelos municípios, visando minorar os custos de transporte pelos municípios, o tratamento no aterro e a contemplação da legislação. O técnico também respondeu a questionamentos e prestou orientações necessárias solicitadas pela equipe daquele município. A diretora administrativa, Rafaela Boiago esteve à disposição para prestar informações e orientações quando aos contratos de rateio.
Assessoria/CISAN Central-RO