Presidente do CISAN entrega projeto do Selo de Inspeção de agroindústrias a prefeitos

0
661

Em cumprimento da agenda de vistas técnicas aos 15 municípios consorciados, a equipe do CISAN esteve com os prefeitos de Theobroma, Vale do Anari e Machadinho do Oeste, nos dias 29 e 30/04. Foram reuniões de proximidade entre as gestões das prefeituras e do consórcio, que também serviram para prestação de contas das atividades realizadas e apresentação dos projetos em curso. O presidente da entidade e prefeito de Rio Crespo, Evandro Epifânio, participa de todas as incursões.

Em Theobroma, na quinta-feira, o prefeito Giliard Gomes recebeu a comitiva do CISAN no auditório da Câmara dos vereadores e em seu gabinete juntamente com o secretariado municipal. Na oportunidade, o presidente Evandro juntamente com o superintendente Willian Luiz e o diretor técnico engenheiro Walleson Higor, apresentou aos presentes a funcionalidade do consórcio, destacando importantes avanços como a obtenção da licença de operação do aterro sanitário e das ações em curso como a estruturação de uma unidade de tratamento de resíduos hospitalares e a implantação do selo de inspeção das agroindústrias.

No mesmo dia, na parte da tarde, a equipe esteve no município de Vale do Anari, recepcionada pelo prefeito Anildo Aberton, onde também foram apresentadas as principais ações do CISAN aos secretários da prefeitura e aos vereadores municipais. Na ocasião, os gestores do consórcio passaram orientações específicas sobre a gestão dos resíduos sólidos a ser realizada pelos municípios, como também detalhou como será realizado o serviço de inspeção da produção das agroindústrias de todos os municípios consorciados.

Já em Machadinho do Oeste, na manhã de sexta-feira, os servidores do CISAN em companhia do presidente Evandro, se reuniram com os secretários, vereadores e o prefeito Paulo da Remap. No ambiente técnico, o superintendente Willian explanou acerca da gestão consorciada, detalhando a funcionalidade da entidade, prestando contas dos valores recebidos em rateios daquele município, quanto também sugeriu alternativas técnicas para a gestão dos resíduos. Na oportunidade, o presidente do consórcio entregou ao prefeito o projeto do selo de inspeção.

O selo de inspeção municipal do CISAN

O consórcio está sendo habilitado junto ao Ministério da Agricultura. Um projeto de alteração do protocolo de intenções será apresentado em assembleia, neste mês de maio, para absorver também o serviço de fiscalização e a previsão do cargo de profissionais veterinários para cumprir quesitos legais. Minutas de lei uniformes serão disponibilizadas aos consorciados, para estabelecerem a entidade como ente legal para a realização do serviço.

O CISAN possui um projeto técnico detalhando as atividades, custos e prospecção econômica com essa implementação. Na prática, o consórcio receberá rateio fixo e variável dos municípios, para custear o envio de médicos veterinários e técnicos auxiliares para a realização de inspeção e acompanhamento em agroindústrias, frigoríficos e até em matanças de animais, por exemplo. A ideia é regularizar esses empreendimentos de forma a dar vazão ao comércio de seus produtos entre os municípios, com geração de empregos, renda e arrecadação, além da segurança alimentar aos consumidores.

Presidente Evandro ouve demandas do prefeito Paulo, de Machadinho do Oeste.
Superintendente Willian Luiz explana funcionalidade do CISAN.
Prefeito Giliard e vereador Carlinhos, de Theobroma, recebem projeto do selo do CISAN
Prefeito de Vale Anildo, de Vale do Anari, recebe projeto do selo do CISAN.

Assessoria/CISAN Central RO.