A proposta de implantação do Selo de Inspeção Sanitária Municipal das agroindústrias na forma consorciada entre os municípios que compõem o CISAN Central-RO tem mobilizado diversas instituições que se interessam em promover o setor, visando fortalecer as economias locais. Durante esta semana, o projeto foi entregue, apresentado e discutido com atores importantes nesse processo, como a Prefeita Carla Redano, de Ariquemes, o conselheiro do Tribunal de Contas e coordenador do Profaz, Dr. Bendito Alves, SEBRAE, na pessoa do superintendente Daniel Pereira, e AROM, representada pelo prefeito associado, Pedro Fernandes, de Cujubim.
A Prefeita Carla, que é membro da Diretoria do consórcio, recepcionou o presidente, prefeito Evandro e equipes de técnicos do CISAN, seu secretário municipal de agricultura e técnicos da pasta, para assimilar os detalhes do projeto. Segundo gestora, o setor agroindustrial que inclui famílias produtivas do município é um seguimento que tem total atenção de sua gestão, demonstrando grande interesse em cooperar com a implantação do selo SIM consorciado, uma vez que o instrumento permitirá a regularidade das produções e a abertura de comércio dos produtos entre as praças comerciais do Vale do Jamari e até do Brasil, posteriormente.
O conselheiro do TCE, Dr. Benedito, absorveu com entusiasmo o projeto, assim como os membros do Profaz, que ao conhecerem a proposta, vislumbraram oportunidades reais de fomento aos pequenos e grandes negócios, assim como os reflexos socioeconômicos positivos que o instrumento deve causar. Ao fim da audiência, ficou definido que a implementação do selo de inspeção do CISAN receberá apoio na execução, com levantamento técnico de diagnósticos desses potenciais, levando em conta a geração de empregos, renda circular e demais melhorias no contexto econômico do estado.
Da mesma forma, o superintendente do SEBRAE em RO, Daniel Pereira, acatou a ideia, apresentando formas de atuação em conjunto com pelas instituições, de forma a garantir celeridade na implantação do selo. O dirigente mobilizou sua equipe técnica para centrar esforços no processo, visando obter os resultados esperados, com metas otimistas. Daniel também designou a absorção do projeto na agenda da entidade, principalmente na realização de agendas institucionais com órgãos e poderes, além das agroindústrias.
O selo de inspeção municipal do CISAN
O consórcio CISAN é o único da Região Norte do país que está sendo habilitado junto ao Ministério da Agricultura. Um projeto de alteração do protocolo de intenções será apresentado em assembleia, neste mês de maio, para absorver também o serviço de fiscalização e a previsão do cargo de profissionais veterinários para cumprir quesitos legais. Minutas de lei uniformes serão disponibilizadas aos consorciados, para estabelecerem a entidade como ente legal para a realização do serviço.
O CISAN possui um projeto técnico detalhando as atividades, custos e prospecção econômica com essa implementação. Na prática, o consórcio receberá rateio fixo e variável dos municípios, para custear o envio de médicos veterinários e técnicos auxiliares para a realização de inspeção e acompanhamento em agroindústrias, frigoríficos e até em matanças de animais, por exemplo. A ideia é regularizar esses empreendimentos de forma a dar vazão ao comércio de seus produtos entre os municípios, com geração de empregos, renda e arrecadação, além da segurança alimentar aos consumidores.