Em reunião na sede administrativa do consórcio intermunicipal CISAN Central-RO, nesta terça-feira (18), os prefeitos e técnicos, membros da Diretoria Executiva da entidade, definiram as estratégias de articulação de órgãos e poderes para a implantação do selo consorciado de inspeção sanitária das agroindústrias, visando comércio da produção na capital, Porto Velho. Uma das deliberações é a realização de assembleia geral no próximo dia 26 de maio, às 10h, na Faema, em Ariquemes, para discutir a medida entre os prefeitos e autoridades convidadas.
Na reunião, o presidente e prefeito de Rio Crespo, Evandro Epifânio, destacou a boa receptividade do projeto por parte de Tribunal de Contas (TCE-RO), SEBRAE e AROM, com as expectavas de fortalecimento das economias locais a partir do funcionamento do serviço. O dirigente anunciou que o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves recebeu o projeto das mãos do superintendente do SEBRAE, Daniel Pereira, e que está motivado a conhecer a inciativa, assim como outros prefeitos do estado.
Secretária-geral do CISAN e prefeita de Ariquemes, Carla Redano frisou seu compromisso perene com a agenda do desenvolvimento local e regional com especial tratamento dispensado às agroindústrias, pela geração de emprego e renda. A gestora também destacou que o município de Ariquemes poderá ceder o copo técnico de médicos veterinários e técnicos agrícolas para a estrutura do consórcio, na realização da rotina de inspeções sanitárias, garantindo a regularidade dos empreendimentos e possibilitando a expansão do comércio.
João Pavan, prefeito de Alto Paraíso e Vice-Presidente do CISAN enalteceu a iniciativa técnica da entidade, destacando a importância do projeto, que para ele está dentro da vocação de Rondônia, que é a produção agro. O gestor considera que se nada for feito para motivar as famílias rurais a se incluírem na economia, jovens irão continuar indo para as cidades em busca de emprego, quando não se tem vagas. A mesma percepção foi acompanhada pelos diretores Marcelo e Alex, representantes de Vale do Anari e Buritis, respectivamente.
Assessoria/CISAN Central/RO