O projeto do consórcio intermunicipal CISAN Central-RO de implantação do Selo Municipal de Inspeção Sanitária da produção agroindustrial tem ganhado adesões de grande relevância no setor comercial por parte de importantes instituições de Rondônia. Nesta semana, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes, Fernando Villas, registrou seu apoio à iniciativa, destacando os benefícios para as economias locais e ponderando sobre a necessidade de uma desburocratização efetiva nos processos de licenciamento dos empreendimentos.
O empresário defende que o selo do CISAN é ferramenta indispensável ao desenvolvimento dos municípios, por assegurar uma ampla circulação interna de produtos, acionando toda uma cadeia de aquecimento econômico, natural ao processo de industrialização com agregação de valores monetários e sociais, como a circulação da moeda e a geração de postos de trabalho formais e informais. Fernando avalia que a regularização das unidades produtivas pode despertar nos empreendedores o interesse pela abertura de novos negócios e até a expansão dos já existentes, considerando os horizontes de praças comerciais que se abrirão.
Como presidente de uma entidade representativa de um setor vital ao cotidiano econômico da cidade polo do Vale do Jamari (ACIA), Fernando Villas ressalta as preocupações da associação com a morosidade dos processos necessários ao funcionamento de uma indústria, seja esta de pequeno, médio ou grande porte, principalmente do ramo alimentício de origem animal. Para o líder dos comerciantes e industriais, órgãos ligados ao licenciamento ambiental, por exemplo, deveriam dedicar departamento com tramitação específica de processos ligados ao setor, visando a incentivar a industrialização, fortalecendo assim, o serviço de inspeção dos municípios.
Fernando enalteceu a todos os prefeitos do Vale do Jamari e da capital pela união em torno a implementação do projeto, sob a coordenação do presidente do CISAN e prefeito de Rio Crespo, Evandro Epifânio. O dirigente destaca o anseio da ACIA para que os municípios se mantenham focados no objetivo de promoverem a produção local, aprimorando cada vez mais as políticas públicas voltadas à economia com mais participação dos empreendedores e o devido incentivo à vocação produtiva do estado de Rondônia.
Assessoria/CISAN-RO