Guajará-Mirim e Nova Mamoré formalizam adesão ao CISAN, para a inspeção das agroindústrias

0
335

Um ato histórico para o fortalecimento das economias locais foi realizado pelos prefeitos de Guajará-Mirim, Candeias do Jamari, Nova Mamoré e Porto Velho: esses municípios se associaram ao consórcio intermunicipal CISAN Central-RO, somando a mais 15 prefeituras consorciadas. O objetivo é obter o serviço de inspeção sanitária da produção agroindustrial, possibilitando a comercialização de produtos entre todo o território do consórcio. As assinaturas ocorreram na sede da Associação Rondoniense de Municípios (AROM).

Nesta terça-feira (01), o presidente do CISAN e prefeito e Rio Crespo, Evandro Epifânio, juntamente com o superintendente do SEBRAE, Daniel Pereira, e a representante do programa PROFAZ, do TCE-RO, economista Andréa, recepcionou as cartas de solicitação de consorciamento dos prefeitos Valteir Queiroz, de Candeias do Jamari, e Raissa Bento, de Guajará-Mirim. Os gestores demonstraram otimismo com a implantação da atividade, destacando que o seguimento é uma prioridade em suas gestões.

O prefeito Hildon Chaves, de Porto Velho, já havia assinado a carta de adesão ao CISAN há uma semana, em assembleia geral, em Ariquemes, mas se fez questão de se fazer representado no ato de consorciamento dos municípios vizinhos, por meio do secretário municipal de agricultura e ex-deputado federal, Luiz Cláudio. Durante a solenidade, o secretário frisou a relevância da capital nesse processo, tendo em vista o acesso amplo ao comércio de grande consumo pelas agroindústrias de todos os municípios consociados à entidade.

Daniel Pereira parabenizou os prefeitos pela unidade em prol da implementação do selo municipal de inspeção sanitária das agroindústrias por meio do CISAN, evidenciando que o projeto está entre as principais pautas de atuação da entidade. O superintendente destaca que toda a equipe de técnicos já está se debruçando sobre a matéria com forte apoio aos municípios nesse processo, inclusive que um termo de cooperação técnica será firmado com o presidente do CISAN, prefeito Evandro, para estabelecer as tarefas técnicas e institucionais.

Ao assinar o recebimento da carta de solicitação de consorciamento, o presidente do CISAN registrou boas-vindas aos prefeitos novos, ressaltando as vantagens do associativismo entre municípios para se obter ganhos na implementação de políticas públicas e destacou: “hoje é um dia importante para a história do nosso consórcio, mas igualmente para os municípios que chegam, pois todos colheremos bons frutos do que estamos plantando, tendo em vista que somos chamados a transformar o nosso cenário econômico por meio de geração de empregos, renda e melhor arrecadação.

A implantação do selo CISAN

 O consórcio CISAN Central-RO é o primeiro da Região Norte do Brasil a possuir pedido de habilitação junto ao Ministério da Agricultura. Uma das principais fases do processo de implantação foi cumprida no dia 26 de maio, quando em assembleia geral, os gestores municipais aprovaram as alterações no protocolo de intenções, criando a atividade, os cargos de pessoal e os valores de rateios aos municípios beneficiários dos serviços.

Outro ponto importante destacado pelo presidente Evandro sobre o projeto do selo se trata dos apoios de peso já recebidos do Tribunal de Contas, Sebrae e Arom para inclusive levar a ideia aos municípios de todo o estado de RO. “Visando a permitir que as agroindústrias do Vale do Jamari comercializem seus produtos em Porto Velho, o prefeito da capital, Hildon Chaves, compareceu à assembleia e consorciou o município, de forma que a conquista do selo ficou ainda mais marcante, assegurando um amplo comércio, uma vez que a capital não produz nem 20% do que consome no seguimento agroindustrial”, ressaltou o dirigente.

“Antes os empreendedores rurais não podiam vender seus produtos para outras cidades, ficando restritos somente a venderem no local, mas agora com aprovação do selo, além de melhorar a renda familiar, qualidade de vida e geração de emprego, irá abastecer outros munícipios dentro do eixo de abrangência. Na prática, iniciaremos o serviço em janeiro de 2022, com o envio de médicos veterinários e técnicos agrícolas, para a realização da inspeção de todas as agroindústrias de 19 municípios consorciados, começando em Guajará-Mirim, passando por Nova Mamoré, Porto Velho, e indo até Ouro Preto e Nova União”, detalhou o presidente Evandro.

Presidente do CISAN, prefeito Evandro Epifanio, dá boas-vindas e parabeniza os prefeitos Valterir, de Candeias do Jamari e Raissa Bento, de Guajará-Mirim ao consórcio.
Presidente Evandro Epifanio detalha funcionamento do selo de inspeção como conquista importante aos novos municípios consorciados.
Superintendente do CISAN, Willian Luiz, detalhou aos prefeitos Valteir e Raissa sobre a assinatura do ato de solicitação de consorciamento, formas de rateio e trâmite de ratificação do protocolo de intenções pelas Câmaras municipais.
Prefeita assina carta de solicitação de consorciamento ao CISAN, para obtenção do serviço de inspeção sanitária das agroindústrias de Guajará-Mirm
Econmista Adréa, representando o coordenador-geral do Profaz, conselheiro do TCE-RO, Dr. Benedito Alves.

Assessoria/CISAN Central-RO