Veterinária colaboradora na implantação do selo de inspeção sanitária do CISAN destaca atividade

0
1075

Convidada pela Diretoria Executiva do consórcio CISAN Central-RO para coordenar a atividade de inspeção e fiscalização da produção agroindustrial dos municípios consorciados a partir de janeiro de 2020, a médica veterinária Drª Mariana Garcia vem prestando auxílios técnicos à entidade, nas fases de confecção de projeto do Selo de Inspeção Consorciado e habilitação junto ao Ministério da Agricultura (MAP). A profissional atua no ramo há mais de dez anos, com notório desempenho na prefeitura de Ariquemes, onde é servidora efetiva.

Mariana, acompanhada de mais dois profissionais, sendo outra médica veterinária e um técnico agrícola, irão compor novo quatro de profissionais do CISAN, aprovado em alteração do protocolo de intenções do consórcio, após o apoio decisivo da prefeita de Ariquemes, Carla Redano, para cooperar com a implantação do Selo. Na prática, os servidores da secretaria municipal de agricultura serão cedidos à entidade com ônus ao CISAN, para que eles realizem o serviço de inspeção em todos os 19 municípios consorciados. Assim, além de obterem a regularidade, os produtores poderão comercializar em todos os associados, inclusive a capital, Porto Velho.

Veja um pouco da história da profissional e como ela pensa sobre o Selo:

 – Meu nome é Mariana Garcia. Sou Médica Veterinária desde 2009 e trabalho com inspeção de produtos de origem animal desde 2010, atuando em várias indústrias sob Inspeção Federal (S.I.F). Em 2017, iniciei meu trabalho junto a Prefeitura de Ariquemes/RO, na Secretaria de Agricultura, no Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), onde o maior público são os produtores da agricultura familiar e as Agroindústrias.

– Nesse trabalho, atuo junto a várias agroindústrias familiares de produtos, tanto de origem animal como vegetal. A agroindústria através do PROVE, que é o programa de verticalização da pequena produção agropecuária, permite que os produtores processem seus produtos, agreguem valor a ele e comercializem nos mercados do município, feiras, chamadas públicas, entre outros. Além do aumento da renda familiar no campo, isso fixa o produtor e seus filhos na área rural pela oportunidade de emprego e ganhos financeiros.

– Além do PROVE RURAL, trabalhamos também com o PROVE/MEI, que proporciona as mesmas oportunidades ao microempreendedor que produz alimentos na cidade, como doces, panificações, embutidos, entre outros produtos.

Esse é um trabalho que iniciou em 2008, e tem sido um sucesso até hoje. Calcula-se que só no município de Ariquemes as agroindústrias movimentam mais de R$ 9 milhões em produtos/ano.

– Como profissional, é gratificante poder atuar junto a esses produtores e acompanhar seu desenvolvimento. Nesses anos de trabalho, uma das maiores necessidades dessas agroindústrias que observei foi a necessidade de ampliação do comércio de seus produtos.

– Muitas vezes os municípios vizinhos têm a necessidade de abastecimento e compra dos produtos da agroindústria, sejam mercados, feiras ou até mesmo compras públicas. Porém, o selo de inspeção municipal delimita esse comércio somente ao município, barrando a comercialização desses produtos.

Sendo assim, eu juntamente com minha equipe do SIM Ariquemes, buscamos alternativas para romper essa barreira e fomentar a venda desses produtos entre os municípios. Foi aí que surgiu a oportunidade via alteração da legislação federal de POA de criar um serviço de inspeção intermunicipal via consórcio público, onde os produtos poderiam circular entre os municípios participantes.

 – Desde então começamos a trabalhar nesse projeto junto à prefeitura de Ariquemes e o Consórcio CISAN/RO.  Além do comércio intermunicipal, almejamos também a equiparação junto ao MAPA-Ministério da Agricultura para adesão ao SISBI, que é o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, onde aquelas indústrias e agroindústrias aptas poderão comercializar seus produtos em todo país, ou seja, a nível de Inspeção Federal.

 – Por fim, todo o trabalho que realizo é sempre voltado na segurança alimentar da população que consome esses alimentos, mas também sempre preconizo o incentivo a essas agroindústrias e indústrias que geram emprego e renda a nossa região, além de abastecer o mercado com produtos artesanais e sabores regionais. É uma satisfação profissional e pessoal participar desse desenvolvimento econômico e social da nossa região do Vale do Jamari.

    – Agora, aceitando mais um importante desafio, conforme ficou acertado em assembleia, com apoio da prefeitura de Ariquemes, tenho prestado orientações técnicas ao consórcio Intermunicipal CISAN, com vista a vir a coordenar o programa de inspeção municipal em todos os 19 municípios consorciados, juntamente com toda a equipe que será composta a partir de 2022.

Assessoria/CISAN Central-RO