A implantação do Selo Municipal de Inspeção Sanitária das agroindústrias pela via dos consócios intermunicipais de Rondônia está sendo executada com apoio técnico e institucional de entidades regionais e até nacionais. Nesta semana, o Presidente da Rede Nacional dos Consórcios Públicos, Victor Borges, acolheu as demandas dos consórcios rondonienses CISAN Central-RO e CIMCERO, realizando articulações com o governo estadual e instituições de peso para cooperar com o início da atividade.
Vitor Borges declarou irrestrito apoio da RNCP, destacando as vantagens do consorciamento aos munícios de Rondônia, para o funcionamento do serviço de inspeção das atividades agroindustriais, possibilitando não só a regularidade dessas práticas de produção, mas também a abertura de acesso ao comércio por esses empreendimentos. Isso porque, todos os produtores poderão comercializar sua produção em todas as praças comerciais do âmbito de consorciados, inclusive Porto Velho, que aderiu recentemente ao CISAN, para fomentar o seguimento.
A Rede Nacional dos Consórcios Públicos tem atuado no estado de Rondônia com relevantes auxílios ao CISAN e ao CIMCERO, por com a participação da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), SEBRAE e pastas estaduais de governo. Em todo o Brasil, a Rede defende a solução Consorciada para várias gestões como nas áreas de saúde, saneamento, meio ambiente, desenvolvimento regional, tributária e outras. Acompanhe abaixo a fala do presidente Victor: