Por determinação conjunta dos presidentes dos consórcios intermunicipais CIMCERO e CISAN Central-RO, as equipes de técnicos das duas entidades vêm executando uma força-tarefa para cumprir as fases iniciais da implantação do Selo Municipal de Inspeção Sanitária das Agroindústrias pela via consorciada. A elaboração de um plano tático de metas como a definição das alterações necessárias no protocolo de intenções para estabelecer a prestação da atividade, bem com a estrutura de pessoal, formas de rateios e estruturação física foi um dos trabalhos iniciais realizados.
Durante dois dias, a diretora de infraestrutura do consórcio CIMCERO, engenheira Mariana Cambruzzi, participou de um nivelamento de informações junto aos responsáveis técnicos pela implantação do selo de inspeção do CISAN, a médica veterinária Mariana Garcia e o superintendente Willian Luiz. Nas reuniões, as instituições definiram metodologia de implantação, considerando a realidade espacial dos municípios consorciados em todo o estado de Rondônia. Os técnicos também trabalharam no esboço das minutas de lei necessárias aos municípios consorciados.
Os trabalhos são uma execução prática da preparação do consórcio CIMCERO para o início da prestação da atividade de inspeção sanitária das unidades de produção agroindustrial. A pauta é um anseio geral dos gestores locais, vereadores e produtores. A iniciativa tem o apoiamento institucional do Tribunal de Contas por meio do programa Profaz, do SEBRAE e da Associação Rondoniense de Municípios (AROM). A expectativa é voltada à melhoria do cenário econômico do estado de Rondônia, a partir do fortalecimento das economias regionais com geração de empregos e circulação de toda a produção.
A implantação do selo CISAN
Com a nivelação dos trabalhos técnicos, agora os consórcios CISAN Central-RO e CIMCERO são os primeiros da Região Norte do Brasil a possuir pedido de habilitação para o serviço de inspeção junto ao Ministério da Agricultura. Uma das principais fases do processo de implantação foi cumprida no dia 26 de maio, quando em assembleia geral, os gestores municipais aprovaram as alterações no protocolo de intenções, criando a atividade, os cargos de pessoal e os valores de rateios aos municípios beneficiários dos serviços. A mesma agenda político institucional será realizada pelo CIMCERO, para que o serviço seja iniciado ao mesmo tempo em todos os municípios rondonienses.
Antes os empreendedores rurais não podiam vender seus produtos para outras cidades, ficando restritos somente a venderem no local, mas agora com aprovação do selo, além de melhorar a renda familiar, qualidade de vida e geração de emprego, irá abastecer outros munícipios dentro do eixo de abrangência. Na prática, os consórcios iniciarão o serviço em janeiro de 2022, com o envio de médicos veterinários e técnicos agrícolas, para a realização da inspeção de todas as agroindústrias dos municípios, em todo o estado de Rondônia.