Selo de Inspeção – Consórcios CISAN e CIMCERO firmam parceria com SEBRAE

0
535

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Central de Rondônia (CISAN), prefeito de Rio Crespo, Evandro Epifânio, participou na manhã desta quarta-feira (23) de encontro com o presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) e prefeito de Urupá, Célio Lang, e com o conselho diretor do Sebrae em Rondônia.  O Objetivo da reunião foi a realização da assinatura de Termo de Parceria entre as entidades.

As entidades buscam atuar de forma integrada e sistêmica, principalmente na desburocratização de processos, criando competitividade, gerando inovações, trabalho e renda nas agroindústrias dos municípios rondonienses e, consequentemente, um crescimento na economia regional.

Para o prefeito de Rio Crespo e presidente do CISAN, Evandro Epifânio, popular “Lezão”, a parceria firmada é de grande importância para toda a cadeia agro dos municípios. “O que alimenta os pequenos municípios são as agroindústrias, principalmente a agricultura familiar. Desta forma, incentivar essas unidades produtivas também faz com que o município aumente a arrecadação como o ICMS, uma vez que o recurso oriundo do fundo de participação dos municípios (FPM) é insuficiente, devido ao número de habitantes, fazendo com que os municípios tenham dificuldades na estabilização econômica”.

O prefeito de Urupá e presidente do CIMCERO, Célio Lang, enfatizou que, em muitos casos, os municípios pequenos têm dificuldade em realizar as compras necessárias, pois, há muitas licitações desertas pela falta de interesse das empresas em vender poucas quantidades e ter de entregar em regiões que ficam distantes do eixo da BR-364. “Muitas vezes não aparecem empresas no certame, então realizando as compras de forma conjunta com outros municípios, conseguimos atrair as empresas e ainda compramos por preços menores por serem compras de grandes quantidades”.

O superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira, salientou que a instituição vai “bancar” as consultorias para auxiliar os municípios a realizarem os ajustes necessários na legislação. “Cada município tem legislação diferente. Contrataremos consultores pra que fiquem à disposição dos prefeitos, para que, quem sabe um dia, fazer com que nosso estado deixe de ser importador de produtos agropecuários e passe a ser exportador, até mesmo internacionalmente. Com os ajustes na legislação, os municípios podem vender os produções em outros municípios e para exportação”, disse.

Por fim, o prefeito Lezão agradeceu a participação dos entes e disse acreditar que, juntas, as organizações que já vêm fazendo um excelente trabalho frente aos executivos municipais e farão ainda mais em prol de toda a sociedade.