QUAIS RISCOS DOS RESÍDUOS SEM TRATAMENTO PARA O MEIO AMBIENTE?

Os resíduos sem tratamento podem afetar o meio ambiente (o solo, a água e/ou o ar) e a saúde humana.

O tratamento e a destinação adequada dos resíduos são hoje um dos grandes desafios das empresas. Principalmente no Brasil que definiu leis que obriga geradores e tratadores a gestão adequada dos seus resíduos.

Quando gerenciado de forma adequada, os resíduos adquirem valor comercial. Desta forma podem ser introduzidos no mercado como matéria-prima para geração de novos produtos. O reaproveitamento dos resíduos trás resultados satisfatórios no âmbito social, ambiental e econômico. Saiba quais os riscos dos resíduos sem tratamento para o meio ambiente aqui!

Saiba como a gestão de resíduos auxilia a sua empresa a afastar passivos ambientais.

IMPACTOS DOS RESÍDUOS SEM TRATAMENTO PARA O MEIO AMBIENTE

O consumo exacerbado é incentivado pela industrialização e capitalismos. O resultado desse consumismo são toneladas de resíduos gerados por dia, e consequentemente os problemas causados por eles.

A destinação inadequada dos resíduos sem tratamento tem consequências, tais como:

• o alagamento de algumas cidades no período de chuva, ocasionado pelo entupimento de bueiros por lixos;
  • a poluição de rios, lagos e mananciais, seja por chorume ou pelo produto da degradação dos resíduos;
  • o efeito estufa, já que a decomposição gera gás metano, que é considerado um dos gases mais agressivo à camada de ozônio.