GESTÃO DO CISAN APROXIMA ENTIDADE AO TCE/RO EM VISITA A CONSELHEIRO

0
131

A dinâmica de atuação do CISAN para auxiliar os 15 municípios consorciados no atendimento às diretrizes gerais do saneamento básico foi apresentada pela gestão do consórcio ao conselheiro do Tribunal de Contas (TCE/RO), Dr. Benedito Antônio Alves. Acompanhada do superintendente, Willian Luiz e do procurador-geral, Dr. Gian Douglas, a presidente da entidade e prefeita de Alto Paraíso, Helma Amorim, mencionou avanços significativos como a extinção de 15 lixões a céu aberto e a entrada em funcionamento da nova célula de tratamento dos resíduos enviados pelas prefeituras.

Ao conselheiro, a gestora destacou a união dos prefeitos dos municípios consorciados pelo interesse de aprimorarem as políticas que envolvem todo o processo de tratamento de água, esgoto e resíduos sólidos, contemplando maiormente o meio ambiente. Helma destacou as medidas administrativas que vêm sendo tomadas dentro de um processo de reestruturação do consórcio, com maior eficiência, transparência e consolidação de parcerias institucionais com órgãos e poderes, a fim de implementar projetos que envolvem a sociedade em torno da melhoria no setor.

O superintendente e o procurador abordaram ao conselheiro Benedito aspectos relacionados às adequações dentro da legislação, para dar celeridade às ações do CISAN, sobretudo primando pela eficiente execução orçamentária, contratos com fornecedores, procedimentos licitatórios, controle interno e contratações de pessoal dentro das normas recentemente definidas aos consórcios públicos. Willian Luiz destacou que a entidade possui seis projetos de impacto social, que devem ser iniciados para despertar os atores na cadeia de geração até a disposição do lixo, buscando uma conscientização no setor.

O conselheiro Benedito foi solícito recepcionando os representantes do CISAN, frisando a importância da união dos entes municipais na execução de um projeto complexo, que é a destinação do lixo gerado nas cidades. Ele enalteceu o trabalho da gestão e convidou a entidade para integrar às ações do programa de modernização fazendária do TCE (Profaz), com vistas a discutir a cadeia econômica que deve ser fomentada a partira da reciclagem de resíduos, entre outras vantagens das ações consorciadas.

Ao final, o conselheiro Benedito presenteou os integrantes do consórcio com o livro “Amazônia Brasileira – Soberania Ameaçada”, de sua autoria.