Fonte: Cisan Central/RO
Os trabalhadores do aterro sanitário do consórcio de municípios CISAN Central/RO receberam palestras e treinamentos sobre segurança no trabalho, nesta sexta-feira (31). A atividade é uma das fases da reestruturação administrativa do órgão, que adotou procedimento para elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Nessa etapa, os servidores são orientados sobre cada medida que deve ser tomada de acordo com os riscos a que estão expostos durante a operação da disposição final dos resíduos sólidos recebidos e tratados de 15 cidades consorciadas.
A administração do consórcio atende a mais uma das normativas que regulam o ambiente de tratamento de resíduos, assegurando a integridade do pessoal. Essa iniciativa é importante por tratar de uma atividade operacional insalubre e com riscos ambientais que os servidores estão expostos, como por exemplo ricos de incêndios, contaminação, exposição a agente patogênicos e outros. É uma aplicação da MT 98% dos acidentes do trabalho, que se são previsíveis, logo podem ser prevenidos.
Com a medida, a gestão almeja garantir eficiência de prevenção de acidentes ou danos à saúde dos profissionais. Desde o início da operação do aterro, em 2015, não foi registrado acidente grave com algum colaborador, mas com intuito da prevenção, a gestão, está implantando esses programas por designo da Presidente, Prefeita de Alto Paraíso, Helma Amorim. Além dessa iniciativa, o consórcio realiza exames periódicos dos servidores, para garantir a saúde de cada um, atestando sua aptidão para o trabalho nas condições peculiares do aterro.