CISAN AMPLIA SISTEMA DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS COM INVESTIMENTOS EM OBRAS

0
376

Mais um importante empreendimento público foi concluído dentro do complexo de tratamento de resíduos sólidos urbanos, de propriedade e operação de 15 municípios de Rondônia, por meio do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico (CISAN). Com emprego de homes da própria equipe e máquinas do aterro sanitário, a gestão economizou mais de R$ 100 mil construindo uma nova lagoa de acumulação com interligação hidráulica e instalação de manta impermeabilizante, para melhorar o tratamento do chorume gerado diariamente. Com a execução direta, os custos caíram de R$ 146.060,65 para R$ 45.853,00.

Três meses após a entrada em funcionamento de uma nova célula de tratamento de resíduos, a um custo de R$ 1,4 milhão de recursos próprios dos municípios consorciados, agora o sistema conta com mais uma lagoa, tornando-se mais eficiente na diminuição dos contaminantes do líquido gerado com o soterramento do lixo. Com esses investimentos em ampliação, o CISAN atente a diversas normas ambientais, garantindo saúde básica aos munícipes de 15 cidades rondonienses, que, ao mês, enviam 2.400 toneladas de resíduos domiciliares e comerciais.

A Presidente do Consórcio e Prefeita de Alto Paraíso, Helma Amorim, comemora a conclusão da obra, destacando que outras ações de igual importância estão em andamento, para contemplar uma ousada meta de ampliação do sistema. Para a gestora, essas conquistas são o resultado de um esforço administrativo apoiado por todos os prefeitos dos municípios consorciados, que acreditam e investem na gestão consorciada, para realizar saneamento básico com foco nos resíduos sólidos.

O superintendente do CISAN, Willian Luiz, ressalta que a gestão tem atuado com prioridade na implementação de medidas para otimizar a operação do aterro sanitário, buscando a plena regularidade. “Além dessa obra, iniciamos a manutenção da balança rodoviária, onde aferimos o peso de todos os resíduos que recebemos, e também devemos iniciar a obra de construção do emissário de efluentes, que é um canal por onde será lançado o chorume depois de tratado. Essa frente será executada em parceria com a prefeitura de Ariquemes”, acrescentou.

Walleson Higor, engenheiro responsável pela operação do aterro, destaca que as melhorias implementadas cumprem a uma importante etapa delineada pelos prefeitos, anteriormente, sendo empregados conhecimento técnico do CISAN e recursos das prefeituras consorciadas. O diretor também frisa que os investimentos são extremamente necessários e chegam em boa hora, já que, com o período chuvoso, as condições de operação ficam mais complexas, com aumento da geração de chorume e gastos com insumos.