Considerado um dos principais serviços ofertados pelo consórcio intermunicipal CISAN Central-RO, o transporte de resíduos sólidos de seis municípios ao aterro sanitário, que é público, e que fica em Ariquemes, está sendo aprimorado. De forma participativa, em reunião realizada nesta quinta-feira (05/08), os prefeitos avaliaram as alternativas de prestação sugeridas pela entidade e deliberaram pela deflagração imediata de nova licitação do serviço, com edital que reflita a realidade da região, considerando a demanda de equipamentos e maquinários novos, além de infraestrutura de manejo de transferência do lixo coletado aos caminhões transportadores.
Conduzida pelo presidente do CISAN e prefeito de Rio Crespo, Evandro Epifanio (Lezão), a reunião gravou na história da instituição um importante avanço dentro da política de saneamento básico, sobretudo no tocante ao meio ambiente e a saúde pública. O dirigente ressaltou aos prefeitos que a operação do serviço detém uma experiência marcada por pontos deficientes, que necessitam ser ajustados com o comprometimento dos gestores em realizarem investimentos e compreenderem a realidade atual dos custos para o setor. Entre os pontos deliberados nesse sentido está a construção de seis estações de transbordo, para garantir eficiência de operação na hora do carregamento dos veículos, o que é o maior gargalo atual.
Após a equipe técnica do CISAN explanar o histórico da prestação do serviço, destacando as dificuldades encontradas pela atual empresa que detém o contrato a vencer em janeiro de 2022, destacando a necessidade de investimentos também por parte dos municípios beneficiários, os prefeitos deliberaram com apoio de seus secretários, técnicos e assessores jurídicos pela manutenção do modal de contratação associada de uma empresa por meio do consórcio. A gestão da entidade demonstrou que os municípios poderiam optar pela contratação individual ou prestação do serviço de forma direta, mas que a contratação compartilhada apresenta significativa redução dos custos e maior eficiência.
Outra definição importante tomada pelos prefeitos foi quanto da busca pela fonte de financiamento das seis estações de transbordo, que atualmente, chega à casa do R$ 1,5 milhão. Ali mesmo na reunião, os gestores realizaram contato com congressistas membros da bancada federal de Rondônia na Câmara e Senado Federal, solicitando o recurso. Os administradores trabalham com a possibilidade de edificarem as estações com emenda única a ser aportada no consórcio, ainda neste ano de 2021, visando à plena operação do serviço dentro do novo contrato, a partir de fevereiro de 2022.
Participaram da reunião, as seguintes autoridades: Prefeitos Evandro Epifânio de Faria (Presidente), de Rio Crespo/RO, João Pavan (Vice-Presidente) de Alto Paraíso/RO, Ronaldi Rodrigues de Buritis/RO, Pedro Fernandes de Cujubim/RO, Alexandre José de Campo Novo/RO, Paulo Henrique de Machadinho D’Oeste/RO, sendo que o senhor Juan Alex Testoni de Ouro Preto do Oeste/RO, foi representado pelos secretários municipais, ilustríssimos senhores Caio Bispo Ferreira e Marcio Rozano de Brito.
Fonte: Assessoria/CISAN Central-RO