DEPUTADOS SE UNEM PARA CRIAR FRENTE PARLAMENTAR DOS CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS DE RONDÔNIA

Os Deputados Adelino Follador, Cirone Deiró, Edson Martins, Ezequiel Neiva, Jhony Paixão e Lazinho da Fetagro participaram do Fórum Brasileiro de Consórcios Públicos, com a presença dos dois consórcios públicos intermunicipais do estado de Rondônia, CISAN-Central e CIMCERO, que foram representados pelas suas presidentes e prefeitas Helma Amorim, do município de Alto Paraíso, e Gislaine “Lebrinha”, do município de São Francisco do Guaporé.

Nesse ambiente técnico do fórum, ficou demonstrado aos Parlamentares as possibilidades de ampliar os benefícios à população por meio dos Consórcios que fazem a gestão associada das prefeituras. O consórcio CISAN-Central possui sede administrativa em Ariquemes, onde mantém a operação de um aterro sanitário para a destinação final dos resíduos sólidos enviados por 15 municípios associados da região central do Vale do Jamari, atendendo assim, mais de 300.000 habitantes e um tratamento mensal de 2.400 toneladas de resíduos sólidos.

Já o consórcio CIMCERO, presidido pela prefeita Gislaine “Lebrinha”, de São Francisco do Guaporé, tem sede administrativa em Ji-Paraná, assiste 41 municípios consorciados, e tem como seu principal foco a prestação de serviços de saúde, atuando na aquisições de medicamentos, tratamento resíduos hospitalares, domésticos e comerciais, e dispõe de casa de apoio a pacientes, na capital.

Atentos às soluções inovadoras dos consórcios CISAN-Central com o manejo e tratamento dos resíduos sólidos e fechamento dos lixões a céu aberto e do CIMCERO, com a oferta de medicamentos na compra em larga escala pelos consorciados, os deputados decidiram criar a Frente Parlamentar dos Consórcios Intermunicipais na Assembleia Legislativa.

Marcando a primeira atividade da Frente Parlamentar, os deputados Adelino Follador, Lazinho da Fetagro, Lebrao e Ezequiel Neiva, participaram de uma reunião com o Secretário da SEDAM. Elias Rezende, na manhã de terça-feira (03). Na audiência, os legisladores se inteiraram das demandas dos consórcios junto à pasta, agenda que também serviu de proximidade institucional entre os governos locais e estadual, na busca pela implementação de políticas com investimentos no setor do saneamento básico, sobretudo na ativação de uma cadeia de economia circular com as riquezas que podem ser geradas pelos resíduos.