Prefeitos Lezão e Carla Redano visitam agroindústrias de Rio Crespo

O fortalecimento da industrialização da produção rural pelos próprios produtores tem atenção especial dos prefeitos do Vale do Jamari, que se unem para garantir a comercialização dos produtos das agroindústrias. Nesta quinta-feira (02/09), o prefeito de Rio Crespo, Evandro Epfanio, o “Lezão”, recebeu a prefeita Carla Redano, de Ariquemes e o secretário municipal de agricultura, Marco Antônio, para uma visita à unidade produtiva de queijos “Lírio do Vale”. Os gestores foram acompanhados da equipe de inspeção municipal nas pessoas da médica veterinária Mariana Garcia e do técnico agrícola, Sr. Hélio, além do superintendente do CISAN, Willian Luiz.

A agroindústria visitada, de propriedade do Sr. José, popular “Zé Bagunça”, produz queijos de diversos tipos e fornece aos mercados locais de Rio Crespo e Ariquemes, graças a um termo de cooperação firmado entre as duas prefeituras. Os produtos possuem rótulo com selo de inspecionado emitido pela administração de Ariquemes, oferecendo segurança alimentar. A produção é familiar, mas os filhos e genro trabalham assalariados. A matéria-prima (leite) é toda fornecida pelos produtores do entorno a preços mais vantajosos que os praticados pelos grandes laticínios.

O prefeito Lezão agradeceu a prefeita Carla Redano pela sensibilidade de firmar o termo, parabenizando-a pelo compromisso demonstrado com as agroindústrias, por meio do envio da equipe de inspeção de Ariquemes até Rio Crespo e outros três municípios do entorno. “Com essa parceria, nossos produtores conseguem comercializar a mercadoria dentro dos padrões de qualidade para o consumo na grande praça comercial de Ariquemes, além de gerarem empregos e renda a todos os municípios pactuados”, disse.

Selo Municipal de Inspeção Sanitária consorciado

Lezão lembra que ele como presidente, o prefeito João Pavan, de Alto Paraíso como vice, e a prefeita Carla como secretária-geral, formam a Diretoria Executiva do consórcio intermunicipal CISAN Central-RO, que está em fase de implantação do selo de inspeção sanitária municipal, com apoio do TCE-RO, via Profaz, Sebrae, Arom e várias entidades e órgãos de governo. O gestor destaca que se trata de uma expansão da atual parceria, para atender a 19 municípios consorciados, onde a equipe de Ariquemes será cedida pela prefeita Carla ao consórcio.

Na prática, os médicos veterinários e técnicos agrícolas pagos pelo CISAN irão realizar o serviço de inspeção em todas as agroindústrias, inclusive as de Porto Velho, assegurando assim, a ampla comercialização, com impulso de abertura de novos negócios, contratações e aquecimento das economias locais.

Autoria: Assessoria/CISAN Central-RO