CISAN destaca vantagens do selo de inspeção à agroindustriais durante encontros nos municípios

Produtores rurais e de agroindústrias, representantes de setores comerciais, sindicatos e associações do Vale do Jamari participam de encontros do consórcio intermunicipal CISAN, sobre a implantação do serviço municipal de inspeção sanitária consorciado (Selo SIM). O ciclo de palestras já contemplou os municípios de Governador Jorge Teixeira, Vale do Anari, Machadinho do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Nova União, Monte Negro e Porto Velho. Os eventos também contam com a participação dos prefeitos e secretários municipais.

Segundo o presidente do CISAN e prefeito de Rio Crespo, Evandro Epfanio (popular Lezão), a entidade conversará com os agroindustriais de todos os 19 municípios consorciados para a oferta do serviço de inspeção. O gestor destaca que, neste mês, os vereadores receberão do Profaz, programa do TCE-RO, e do SEBRAE, as minutas de projeto de Lei para essa implantação, visando a iniciar o serviço ainda em janeiro de 2022. Lezão enfatiza que os produtores estão otimistas, pois obterão regularidade de seus produtos, com abertura de livre comércio.

Durante os encontros, a equipe técnica do consórcio detalha aos participantes as vantagens do selo de inspeção consorciado, destacando vantagens como segurança alimentar, combate ao êxodo rural, aquecimento das economias locais, disposição de produtos em vários municípios, geração de empregos e a abertura de comércio em 19 praças comerciais, inclusive a de Porto Velho. “Com a união de entidades como TCE, SEBRAE e AROM, ajudando os prefeitos e vereadores, estamos entregando essa solução à sociedade”, diz Lezão.

Sobre a funcionalidade do SIM Consorciado

Na prática, o consórcio intermunicipal CISAN está montando uma estrutura física que consiste no envio de médicos veterinários, técnicos agrícolas e assistentes, para realizarem a inspeção e fiscalização em todas as agroindústrias de produtos de origem animal, conforme estabelece a IN nº 29/MAPA. As indústrias de produtos da origem vegetal receberão orientação para tratarem com os órgãos pertinentes, agilizando assim seus processos de regularização.

Os processamentos de alimentos inspecionados pelo CISAN receberão registro que atestarão a qualidade do produto, assegurando que a produção ocorreu com respeito ambiental, boas práticas de higiene entre outras exigências que garantem a segurança alimentar aos consumidores. Além de receberem essa regularidade, os produtos poderão ser comercializados tanto no município de origem quanto nos demais 18 do âmbito do consórcio.

Assessoria/CISAN Central-RO