Agroindústrias dos ramos animal e vegetal serão inspecionadas pelos consórcios CISAN e CIMCERO

0
279

Após obter a legalidade para realizar o serviço de inspeção da produção dos alimentos de origem animal, os consórcios de municípios de Rondônia também poderão inspecionar os produtos de origem vegetal de competência federal. A confirmação foi dada pela equipe técnica do Ministério da Agricultura durante audiência do presidente do consórcio CISAN e prefeito de Rio Crespo, Lezão, com a ministra do MAPA, Tereza Cristina, nesta quinta-feira (02/12), em Brasília.

A reunião marcou pela relevância da política pública que tem adesão de vários órgãos e poderes, que cooperam para assegurar regularidade ao processo de agroindustrialização no estado, com a vantagem da ampla comercialização entre os municípios consorciados. Lezão enalteceu a ministra pelo fortalecimento dos consócios na inspeção, destacando que o perfil de agroindústrias no estado é predominante de produtos de origem vegetal como as polpas de frutas, sucos e bebidas.

Atualmente, com apoio do SEBRAE, Tribunal de Contas, AROM e órgãos federais e estaduais, os consórcios intermunicipais CIMCERO e CISAN se habilitaram para iniciar a prestação do serviço de inspeção das agroindústrias no início do ano de 2022. Até a confirmação dada pela gestão do MAPA na reunião, apenas os empreendimentos que manejam produtos de origem animal como pescados, carnes, aves, ovos, leite, queijos e mel, por exemplo, estavam contemplados pelo serviço.

A audiência com a ministra Tereza Cristina foi providenciada pelo Senador por Rondônia, Marcos Rogério, que também trabalhou a sensibilização do ministério pela demanda que era anseio de todos os gestores locais. No encontro, se fizeram representadas as entidades AROM, CIMCERO e Rede Nacional dos Consórcios, nas pessoas dos prefeitos Lezão, Gilmar Tomaz, de Governador Jorge Teixeira e Moisés Cavalheiro, de Itapuã do Oeste.

Assessoria/CISAN Central-RO