Prefeitos do consórcio CISAN e autoridades assinam Pacto Pela Coleta Seletiva

0
399

Prefeitos, secretários municipais e representantes de instituições assinaram o Pacto Pela Coleta Seletiva, proposto pelo consórcio dos municípios do Vale do Jamari – CISAN Central-RO, nesta quarta-feira (20/10), durante o lançamento do Prêmio Prefeito Empreendedor, promovido pelo SEBRAE, em Ariquemes. O workshop, que também ocorreu no doa 21, contou com a participação de autoridades TCE-RO, FUNASA, AROM, consórcio intermunicipal CIMCERO e Parlamento Federal.

Neste ano, ao organizar o lançamento do Prêmio Prefeito Empreendedor em Rondônia, o SEBRAE abraçou uma importante demanda do consórcio Intermunicipal CISAN, que é o acionamento da coleta seletiva pelos municípios. Em parceria, as duas entidades proporcionaram um ambiente de despertamento aos gestores, sobre serem reconhecidos por projetos notórios do empreendedorismo, assim como a mobilização social para a seleção dos resíduos sólidos, criando valores sociais e gerando rendas.

No primeiro dia de evento, os diretores do SEBRAE palestraram sobre o Prêmio Prefeito Empreendedor e, em seguida, o conselheiro do TCE-RO, Dr. Benedito Alves, palestrou aos presentes acerca do programa Profaz dentro da iniciativa do evento, despertando os gestores para as possibilidades de inovação dentro da gestão dos resíduos sólidos urbanos. Após as palestras, o representantes dos órgãos convidados assinaram junto com os prefeitos presentes, na carta de intenções.

Já no segundo dia (21/10), o workshop foi aberto com uma atração nacional patrocinada pelo SEBRAE, o líder comunitário de Cubatão/SP, Sebastião Ribeiro, popular Zumbi. O palestrante contribuiu para o ambiente de motivação aos prefeitos e secretários municipais responsáveis pela gestão do “lixo” nas cidades. Junto com o convidado, participaram o conselheiro do TCE, Dr. Benedito, diretores do SEBRAE, Senador Confúcio Moura e presidente do CISAN, prefeito Evandro Epfanio, de Rio Crespo.

Em Seguida, o engenheiro Walesson Higor, responsável pela operação ambiental do CISAN, realizou uma palestra apresentando diferentes alternativas para o acionamento da coleta seletiva aos secretários municipais de meio ambiente. Durante as explanações, os presentes receberam orientações pontuais e trocaram experiências exitosas, bem como apontaram dificuldades que que enfrentam no setor.

Confira o PACTO PELA COLETA SELETIVA

Assessoria/CISAN Central-RO